Requisitos mínimos?

Para seguir este tutorial você precisará do Nodejs. Utilizaremos ele para automatizar algumas tarefas, como a criação do nosso projeto e até mesmo o empacotamento da app. Estas automatizações se darão pela utilização de algumas aplicações como o Yeoman e o Grunt .

Também será necessário o emulador do FirefoxOS, ele roda através do seu navegador Firefox. Para instalá-lo basta ir no menu Ferramentas > Desenvolvedor web > App Manager, nesta tela basta tentar iniciar o emulador, se não possuir um já instalado, você será solicitado a fazê-lo. Neste tutorial irei utilizar a versão 1.4.

Preparando o ambiente

Tendo o Node instalado, vamos instalar o yeoman e o gerador de app para Firefox OS. Atenção para o parâmetro '-g' no processo de instalação, com ele os seus pacotes serão instalados globalmente, e não só para a pasta em que esta o prompt.

npm install -g yo
npm install -g generator-firefoxos-app

Com ambos os pacotes acima instalados, vamos dar início a criação da app. No seu diretório de projetos ou onde desejar criar a app chama o generator instalado.

yo firefoxos-app

Uma vez chamado esse generator, o mesmo irá fazer alguns questionamentos, o primeiro é claro será o nome da sua aplicação, seguido da descrição e o nome do desenvolvedor.

Após a execução do generator, você já terá uma estrutura para desenvolvimento pronta, inclusive com um html inicial, com todas as dependências já instaladas. Vale ressaltar agora algumas tarefas disponíveis no Gruntfile.

  • Default: Irá gerar o pacote de distribuição
  • Test: Até a presente versão do generator (0.1.3) este processo irá simplesmente rodar o validador jsHint
  • Server: Irá disponibilizar na porta 9001 um simples servidor para testar a sua app

Vamos testar a nossa app. Para tal, rode o comando grunt server e acesse no seu navegador localhost:9001 e devemos ver a seguinte app. Caso nenhuma página seja exibida, revise os passos ateriores e verifique se nenhum erro ocorreu.

App inicial

Vale ressaltar que a sua app toda estará dentro de uma pasta também chamada app. Nela você encontrará os seus arquivos .html, .js, .css e demais. Antes de começarmos a codificar a nossa app, vamos ver como se instala a mesma.

Instalando a app

Para fins de teste, não é necessário rodar o comando grunt, sendo que ele irá testar o JS e compactar tudo em um arquivo .zip, basta apontar a instalação para a pasta app dentro do seu projeto. "Mas como eu faço isto?".

Indo novamente na App Manager, clicando na lateral esquerda, onde indica "Aplicativos", teremos então disponível no inferior da tela duas opções, vamos nos ater a utilizar a primeira (Adicionar aplicativo hospedado).

Clicando nesta opção vamos navegar até a pasta da app e clicar selecionada. Pronto.

Simples de se instalar, não acha? O Resultado final deve ser semelhante ao abaixo.

App inicial

Acessando uma API

Quando vamos programar algo mais complexo, geralmente vamos utilizar algo como, câmera, rede, lista de contatos, armazenamento e outras possibilidades. Para utilizarmos essas APIs, precisamos - assim como no desenvolvimento para android - especificar para o usuário no momento de instalação. Estes dados de acesso ficam no arquivo manifes.webapp, se você ainda não deu uma olhada neste arquivo, é nele que fica armazenado dados da app, como nome, descrição, versão, localização de ícones e é claro as permissões que a mesma requer.

As permissões ficam na propriedade permissions, na forma de "chave" : True. Algumas das apis são:

  • câmera
  • contacts
  • desktop-notification
  • storage

Cada permissão vai mudar o tipo de app que você esta desenvolvendo, mas aí eu sugiro ler mais na MDN aqui. Esse é o básico para iniciar no desenvolvimento de app para FirefoxOS. Na parte dois, vou começar a passar um pouco de código.



Comments

comments powered by Disqus